Comece a investir com prudência

É bastante comum encontra pessoas que detestam o próprio emprego: detestam ter que acordar cedo, detestam ter um chefe chato dando ordens, detestam ter que seguir ordens, independentemente de quem seja, enfim, de uma maneira geral, detestam não ter, de fato, a liberdade que gostariam em suas vidas. Bom, eu devo dizer que simpatizo bastante com essas pessoas, pois eu acredito que você jamais será feliz de fato enquanto se ver obrigado a seguir ordens de outra pessoa para sobreviver.

É por isso que eu creio ser fundamental que todas as pessoas vejam seus empregos apenas como uma solução de curto prazo e, a partir daí, trabalhem bastante em direção ao objetivo da independência financeira, para que futuramente não precisem mais se preocupar com isso. É justamente esse o tema deste post: independência financeira. Muitas pessoas ainda se encontram perdidas, sem saber ao certo o que isso significa realmente ou quais são os passos necessários para se alcançar este objetivo.

independência financeira

Eu particularmente acho que a primeira coisa que você deve fazer se você realmente esta sério quanto a este objetivo é adotar a mentalidade correta para tal. Muitas pessoas fracassam porque começam a investir achando que irão ficar milionárias do dia pra noite e, quando isto fatalmente não acontece, se desestimulam por completo e acabam desistindo. Isso, claro, quando o pior não acontece e elas acabam perdendo todo o seu dinheiro investindo na bolsa de valores ou em qualquer outro lugar.

Por este motivo é que eu acho que, se você realmente esta sério quanto a investir para alcançar a sua independência financeira você deve começar tendo uma expectativa realista dos ganhos que são possíveis através do investimento em bolsa de valores, no mercado internacional de câmbio – FOREX, no tesouro direto ou qualquer que seja o tipo de investimento que você escolheu fazer. A partir daí, você deve montar uma estratégia sólida de investimento, que garanta que você irá ganhar mais vezes do que perder e, finalmente, uma das partes mais importantes, é ter a disciplina adequada para seguir a risca sua estratégia de investimentos na prática. Muitas pessoas acham extremamente difícil ter este tipo de disciplina. Sites como o Mago do mercado ajudam bastante neste ponto, fornecendo passos a serem seguidos que ajudam com que você cumpra essas metas com muitos menos dificuldade.

De todo modo, o mais importante é que você comece a investir logo, pois quanto antes começar maiores serão os resultados, mas faça isso da maneira correta, com calma e disciplina.

 

nicolasdias